quinta-feira, 21 de abril de 2016

Resenha: Caixa de Pássaros - Josh Malerman

Fonte: Skoob
“Eles analisam. Examinam. Observam. Fazem a única coisa que Melorie não pode fazer. Olham. ”

            Imagine viver em um mundo em que não se pode olhar, onde se tem que viver sob a escuridão imposta pelas vendas sobre o rosto e as coberturas na janela. Como seria saber que o que antes era o seu mundo, agora é o mundo das criaturas que habitam lá fora, espreitando e aguardando o momento em que serão vistas.
            Melorie acompanha o início desse novo mundo, o início dos boatos, as notícias dos primeiros casos. Mas ela não acredita que possam realmente existir criaturas que, ao serem vistas, roubam a sanidade de quem as viu, os levando a machucarem quem estiver por perto e a si mesmos. Até que algo horrível acontece com alguém bem próximo de Malorie e ela é forçada a acreditar que é verdade; que essa será sua nova realidade. Impulsionada por um anuncio, Melorie dirige seu carro, gravida e de olhos fechados, até uma casa que promete abrigar e dar apoio a quem estiver precisando durante aquele momento de crise. Nessa casa, onde conhece Tom e os outros moradores, ela aprende a sobreviver da melhor forma possível, e, ao mesmo tempo, todos lutam para preservar os suprimentos necessário.
            O livro se passa em dois momentos: o presente, onde vemos a tentativa de Melorie de ir até um novo lugar, onde existe a promessa de uma vida melhor, sem riscos e autossustentável, na esperança de encontrar uma vida melhor para ela e seus filhos; e passado, onde conhecemos toda a história desde o surgimento das criaturas, até o momento em que ela decide sair da casa com seus filhos.
             A história segue uma linha de acontecimentos sombria e intrigante que faz com que fiquemos ansiosos e apavorados durante a leitura. Ela é capaz de lhe deixar com medo de sair na rua com os olhos abertos, e digo isso com uma certeza de acontecimentos pessoal, porque eu mesmo fiquei com medo de fazê-lo.
            Só tenho um aspecto negativo a ressaltar a respeito do livro e sua história, no entanto, se trata de um spoiler, então, agora avisado, se você não quiser saber o que acontece, recomendo que vá para outra resenha deste bolg... se não se importa com o spoiler, pode continuar.

SPOILER


            Apesar do enredo ser interessante e prender o leitor, senti falta de saber mais a respeito das criaturas. O livro termina sem sabermos o que elas são, o que pretendem, porque faziam o que faziam... ou seja, termina o livro e apenas sabemos que as criaturas deixam as pessoas loucas. Na minha opinião, isso foi pouco. Sendo assim, a não ser que exista um segundo livro previsto, a história ficou incompleta!

“Será que sabem o que fazem? Será que querem fazer o que fazem? ”

Nota: 4 – Realmente bom.

Concordam? Não? Me digam aí nos comentários!

2 comentários:

  1. Amei esse livro mas fiquei frustada com o final também. Queria tanto saber mais sobre as criaturas :/

    http://ohamoramia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também curti muito. Mas esse final... não existe um segundo livro, existe?

      Excluir