quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Resenha: A Viuvinha - José de Alencar (Spoiler)

Imagem do Skoob
   Pois bem. Em forma de carta para a prima, José de Alencar traz o romance entre Jorge e Carolina.
   Após falido, endividado e comprometido a casar-se com Carolina, Jorge, impelido a fugir de sua desgraça e deixar limpo o nome de sua esposa, formula o seu suicídio. No momento em que se preparava para já tirar sua própria vida, foi impedido de fazê-lo por seu tutor, que, por desconfiança, o havia seguido. O tutor convence Jorge a não prover tamanha covardia sobre si. Tomado pelos conselhos do Sr. Almeida, o moço forja sua morte e passa a viver clandestinamente enquanto luta para recuperar seu dinheiro, suprir as dividas de seu pai e pensar em um jeito de compensar tamanha tristeza que havia imposto sobre sua amada.
   Tendo êxito em seus objetivos financeiros, Jorge testou sua esposa, se passando por outro tentou conquistá-la. Percebendo que, mesmo após todos os anos passados, ela era ainda completamente devota ao "falecido marido", Jorge revelou-se para Carolina, e então viveram felizes.
   Uma história um tanto surreal na minha opinião. O cara engana a mulher se passando por morto, testa ela absurdamente e, quando finalmente se revela, ela se entrega a ele completamente. Isso não acontece (!), a não ser que ela seja muito idiota. Certo que tem que lembrar a época que se passa, mas tenha dó...
   Por ser uma história que segue sempre um ritmo lento e uniforme, e também por ter uma linguagem antiga, o livro se torna cansativo. Pra falar a verdade, li apenas por não ter o que fazer, mas não foi um total desperdício de tempo, até que o livro é bonzinho.

(Resenhado em: 26/06/14)

Já leu? Vai ler? Diz aí pra gente o que achou...

Nota: 2.5 - Bom

Nenhum comentário:

Postar um comentário